Gênesis 1

1:1 “No princípio, Deus criou os céus e a terra.”
No início da criação, no princípio da terra, Deus já existia, desde sempre. “No princípio” se refere a quando Deus criou o tempo. A partir daqui o tempo começou a existir e o tempo comçou a passar.

1:2 “A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre as águas.”
Deus criou os céus e a terra. Porém a terra não tinha uma forma definida, nem havia vida sobre a terra. Estava tudo escuro, por não haver luz. O Espírito de Deus já estava presente.

1:3 “Então Deus disse: - Haja luz! E houve luz.”
A partir desse ponto, no início do tempo (que começou a passar), houve luz, como resposta da ordem de Deus.

1:4 "E Deus viu que a luz era boa e fez separação entre a luz e as trevas."
As trevas nada mais são do que a ausência de luz. Não existe medição de densidade de trevas. Existe a medição da quantidade de luz. Se têm trevas, é porque existe a ausência de luz. Deus criou a luz. E onde a luz não chega, continua a escuridão.

1:5 "Deus chamou à luz "dia" e chamou às travas "noite". Houve tarde e manhã, o primeiro dia."
Deus criou a terra e depois fez com que a terra fosse iluminada pela luz. Deus criou aqui o primeiro marco no tempo: o Dia, seguido de Noite. (Mais a esse respeito no versículo 14.)

1.6 "E Deus disse: - Haja um firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas."

1.7 "E Deus fez o firmamento e a separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas acima do firmamento. E assim aconteceu."

1.8 "E Deus chamou o firmamento "céus". Houve tarde e manhã, o segundo dia."
Deus criou os céus, os quais chamou de firmamento. Criou também as águas na terra, e as águas nos céus (hoje os conhecemos por nuvens). Depois de criar os céus e as nuvens, houve mais uma noite, e amanheceu um novo dia (o segundo).

1.9 "E Deus disse: - Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim aconteceu."

1.10 "Deus chamou à porção seca "terra" e ao ajuntamento de águas chamou "mares". E Deus viu que isso era bom."
Deus não apenas criou as águas, mas separou as águas em mares, e criou a terra seca, ou seja, os continentes. Quando Deus diz (manda, ordena), as coisas acontecem.

1.11 "E Deus disse: - Que a terra produza relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja no fruto sobre a terra. E assim aconteceu."
Deus criou algumas ervas já maduras, com sementes quase prontas para plantar. Criou outras em outras fases. Criou algumas árvores brotinhos, e outras já com o fruto maduro e com a semente nela. Deus criou as plantas em vários estágios de desenvolvimento.

1.12 "E a terra produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E Deus viu que isso era bom."

A teoria da "Aparência de Idade" ou seja a teoria de que Deus criou tudo, já na forma adulta.